Como prevenir o Coronavírus no ambiente de trabalho

Prevenir ainda é a melhor solução para quem não pode ficar em quarentena.

Estamos encarando uma pandemia sem precedentes graças ao vírus Covid-19, também conhecido como Coronavírus. Com isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que seja realizada uma quarentena preventiva.

Porém, para muitos, essa não é uma realidade possível. Múltiplos profissionais precisam continuar em atividade. Nesse caso, a prevenção à propagação do vírus é fundamental

Mas você conhece as melhores estratégias para se proteger do vírus nesse momento de crise? Confira nossas dicas e mantenha-se seguro.

Higiene pessoal é fundamental

Uma das principais recomendações de especialistas é o cuidado especial com a higiene pessoal. Então, cuidados como lavar as mãos periodicamente pode fazer a diferença na prevenção ao vírus.

Uma alternativa em situações em que não seja viável lavar as mãos é utilizar álcool a 70%, seja líquido ou em gel. Embora seja eficiente, lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão ainda é a melhor alternativa para a prevenção.

Cuidado ao manipular itens de uso comum

O coronavírus é disseminado através das secreções corporais, ou seja, pela saliva ou coriza. Costumamos propagar gotículas de saliva e coriza ao falar ou realizar gestos simples, como levar a mão ao rosto. 

Por isso, ter cuidado com itens manipulados coletivamente é fundamental. É preciso higienizar-se após pressionar botões de elevadores, maçanetas, computadores coletivos e outros.

Se possível, é recomendado higienizar as superfícies de uso comum, já que é preciso considerar que nem todos possuem os mesmos hábitos.

Em comércios, é recomendado o pagamento por cartão, não em dinheiro

Comerciantes de todo o mundo preferem o pagamento a vista em suas operações, certo? Não nesse caso. É preciso considerar que o vírus se dissemina em gotículas, que ficam nas superfícies. Por isso, o uso de cartões é recomendado em prol do pagamento com notas ou moedas.

Estudos indicam que as notas e moedas podem conter uma quantidade absurda de bactérias, já que não podem ser higienizadas apropriadamente. Além disso, as notas exigem que haja um contato físico entre o cliente e o funcionário, aumentando ainda mais o risco de transmissão do vírus. 

Por isso, é recomendado que seus clientes sejam estimulados a efetuar o pagamento sempre utilizando cartões; além de orientar a equipe a higienizar constantemente esses equipamentos.

Ao sentir os sintomas suspeitos, entre em quarentena

A principal e mais importante recomendação a ser compartilhada entre sua equipe é a seguinte: Ao sentir um ou mais sintomas do coronavírus, o colaborador precisa entrar em quarentena domiciliar. A medida, que pode ser considerada extrema por muitos, é fundamental para evitar a contaminação dos demais colegas no ambiente de trabalho. 

Esse cuidado é necessário, pois  durante o ciclo da doença, o paciente torna-se um emissor do vírus, podendo contaminar facilmente os demais colaboradores do seu time. Então, vale mais perder um colaborador temporariamente do que comprometer tuda a sua equipe, certo?
Gostou das dicas? Clique aqui e conheça nosso blog. E não esqueça de assinar a newsletter, para que você não perca nenhuma das novas publicações.

Veja como manipular e higienizar suas compras aqui.

Total do carrinho