Tendencias-de-Recursos-Humanos
Empresas

3 tendências em RH: O que considerar em 2020

O protagonismo da área de recursos humanos no planejamento de empresas é inegável e acompanhar as tendências é fundamental.

Estamos em uma fase de transição quanto as tendências de trabalho. Se antes ter um emprego significava diretamente acordar cedo diariamente, enfrentar o trânsito e passar algumas horas em um escritório, hoje percebemos que não há tanta rigidez quanto a isso.

Os novos modelos de trabalho fizeram com que o setor de recursos humanos fosse o primeiro a se adaptar ao novo perfil de profissional do mercado. Como é o responsável pelo recrutamento, seleção e cuidados com os colaboradores, foi preciso uma completa mudança em seu modo operante.

Com isso, o setor vem ganhando cada vez mais destaque no planejamento de empresas. Por isso, acompanhar as tendências de recursos humanos e estar preparado para as novas práticas é fundamental para desenvolver as melhores estratégias. Mas você sabe o que esperar para 2020.

1. Valorização da experiência

Atualmente, algumas áreas estão em franco crescimento. Para muitas, ainda não é preciso uma titulação específica para que possa atuar em uma determinada função. Nestes casos, muito mais que um currículo repleto de diplomas, é preciso considerar a experiência do futuro colaborador.

Então considere pontos como: em quais projetos a pessoa trabalhou anteriormente? Se não possui experiência, existem projetos que participou como voluntário ou montou um portfólio próprio?

Estas informações são úteis não apenas para indicar a experiência do indivíduo, mas principalmente por sinalizarem o que ele espera na nova função.

2. Busque a capacidade de liderança

Mesmo que a vaga oferecida não disponha inicialmente de perspectiva de ascensão na empresa, procurar uma pessoa que demonstre habilidade de liderança tende a ser mais independente e precisar de menos suporte.

3. Invista em planos de carreira e benefícios

Um dos fatores que mais interfere na escolha de uma nova vaga de trabalho é a possibilidade de crescimento a longo prazo. Por isso, empresas que oferecem planos de carreira tendem a contar com colaboradores mais motivados, já que buscam se dedicar em prol de novas oportunidades.

Neste caso, a dica é fornecer critérios definidos no plano de carreira. Desde um ranking interno de boas práticas e desempenho, até provas de seleção interna podem ser boas alternativas. Assim, você consegue sinalizar ao colaborador que o plano é seguido de forma íntegra e idônea, estimulando-o a participar ativamente das seleções.

Outro ponto que pode atrair novos membros para a sua equipe é oferecer um plano de benefícios como complemento aos ganhos. Itens como plano de saúde empresarial e benefícios de alimentação — como a cesta disponível em nossa loja virtual — podem fazer a diferença no momento da contratação.

Outros benefícios que tem chamado a atenção do profissional moderno é a parceria com escolas e instituições de ensino. Cursos, palestras, aulas de idiomas… existe um leque enorme de possibilidades, que podem auxiliar seu colaborador a estar sempre atualizado e motivado.

Gostou das dicas? Clique aqui e conheça nosso blog. E não esqueça de assinar a newsletter, para que você não perca nenhuma das novas publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *